publicações

Cirurgia das Adenóides e Amígdalas

Cirurgia das Adenóides e Amígdalas

A cirurgia das adenóides e amígdalas ou adenoamigdalectomia consiste na remoção das adenóides e das amígdalas. 

Trata-se de uma cirurgia frequentemente realizada em crianças por duas razões principais

  • infeções de repetição 
  • roncopatia com suspeita de apneia do sono (por hipertrofia ou aumento marcado das amígdalas e adenóides)

Como é realizada a cirurgia?

A cirurgia é realizada sob anestesia geral no bloco operatório, e a remoção das amígdalas e das adenóides é feita através da boca. 

Existem diversas técnicas de remoção das amígdalas (dissecção a frio, dissecção a quente com bipolar, com laser…) mas nenhuma se revelou superior no que diz respeito a diminuir o risco de complicações.

A cirurgia é normalmente realizada em regime de ambulatório (a criança tem alta no mesmo dia da cirurgia).

Como é o pós-operatório?

O período de recuperação costuma ser de 12 a 15 dias, período em que a criança deve permanecer em casa sem ir à escola. Durante este período é importante o repouso e a evicção de actividade física como correr, brincar no parque ou andar de bicicleta.

A dieta durante este período é predominantemente fria e líquida ou mole (por exemplo: gelados, iogurtes, gelatinas, sopas passadas, papas). Ao fim de 2 semanas a dieta volta ao normal.

É normal que exista dor na garganta durante 10 a 12 dias, normalmente fácil de controlar com medicação analgésica. Pode também haver dor de ouvidos, por irradiação da dor da garganta e não por algum problema otológico.

A halitose ou mau hálito é normal durante o período de cicatrização.

Quais a possíveis complicações da cirurgia?

Como qualquer cirurgia ou procedimento invasivo, do mais simples ao mais complexo, não está isenta de riscos ou complicações. Felizmente os riscos e complicações são pouco frequentes.

A complicação mais frequente é a hemorragia pós-operatória. Pode acontecer logo após a cirurgia, mas mais frequentemente entre o 7º e 12º dia de pós-operatório. O risco de hemorragia é de 2 a 4% dos casos. Na maioria dos casos é auto-limitada mas, em raros casos, pode necessitar de controlo da mesma sob anestesia geral.

Outras complicações possíveis são a disfagia intensa (dificuldade em engolir) com recusa alimentar, mas é passageira e na maioria das vezes não é total.

A voz “anasalada” ou rinolália aberta também é transitória podendo durar algumas semanas a poucos meses.  É provocada pelo excesso de espaço súbito que surge após a remoção das amígdalas e adenóides, levando a um escape de ar pelo nariz durante a fala, alterando a sua tonalidade.


Relacionados

Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

Cirurgia Endoscópica Nasossinusal

A Cirurgia Endoscópica Nasossinusal (CENS) é um procedimento cirúrgico inovador e minimamente invasivo, realizado com endoscópios (câmaras) através das narinas, que permite tratar diversas doenças do nariz com um tempo de recuperação mais rápido que a cirurgia nasossinusal convencional.

Rinite

Rinite

A rinite é uma inflamação da mucosa nasal caracterizada por um ou mais dos seguintes sintomas:
. obstrução nasal
. corrimento nasal
. espirros (esternutos)
. comichão (prurido)
Clique para continuar a ler.